ÚltimasNotícias

PME em Movimento: Campanha de sensibilização contra o analfabetismo funcional e absoluto

01/09/2017

A Secretaria de Municipal de Educação iniciou no mês de Agosto uma Campanha de Sensibilização junto a população contra o analfabetismo absoluto e analfabetismo funcional.  

Este projeto pertence ao Plano de Ação do Plano Municipal de Educação (PME) Lei Municipal 890/2015 que é um documento derivado do Plano Nacional de Educação Lei Federal 13.005/2014.

O PME é um instrumento de planejamento municipal com objetivo de orientar na execução e aprimoramento de politicas públicas na área da educação nos próximos 10 anos. Nele estão estabelecido 20 metas e 170 estratégias que abrangem todos os níveis da educação: Educação Infantil, Ensino Básico, Médio e Superior.

O PNE lei 13.005/2014 (2014-2024) traz dez diretrizes, entre elas a erradicação do analfabetismo. De acordo com o art. 7º desta mesma lei para que as metas do Plano Nacional de Educação sejam alcançadas o Distrito Federal e os municípios deverão trabalhar em regime de colaboração, ou seja, cada município deve elaborar e executar seus Planos de Ação.

Uma das ações do Plano de Ação do PME contra o analfabetismo no município está sendo realizada em parceria com os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA da Escola Municipal Arlindo Gouveia, que já conhecem a proposta do PME pois fazem parte do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação, Conselhos estes, responsáveis pela avaliação e monitoramento das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação. 

O trabalho inicio-se no dia 22 de agosto com uma reunião entre a Secretaria de Educação e alunos e professora da EJA, explicando a importância deste trabalho junto a comunidade. Em seguida sob a coordenação da professora regente os alunos confeccionaram cartazes para serem fixados em pontos estratégicos do município com objetivo de chamar a atenção da população para procurar a escola e voltar a estudar.  

No dia 24 de agosto alunos e professores da EJA juntamente com representantes da Secretaria de Educação, fizeram uma caminhada nas ruas da cidade visitando casas de varias famílias onde tem pessoas com pouca ou nenhuma escolaridade. O objetivo destas visitas foi convidar as pessoas a se matricular na escola, orientá-las em relação as oportunidades educacionais ofertadas pelo município e sensibilizá-los quanto a importância da escolarização para construção da sua cidadania. 

Para os alunos da EJA este trabalho não foi apenas uma simples atividade escolar, mas sim, um ato de cidadania, pois além de realizar o trabalho pedagógico na sala de aula tanto na leitura, escrita e interpretação, eles utilizaram os conhecimentos adquiridos na escola para participar deste projeto de intervenção social para fora dos muros da escola.

A seguir fotos de uma das etapas desta Campanha de Sensibilização: