Projeto Viola Lindeira no município de Ramilândia

24/08/2018

O Projeto da Itaipu- Viola Lindeira em parceria com o Instituto da Viola Caipira de Cascavel é desenvolvido em 16 município lindeiros a Lago de Itaipu. No entanto, mesmo não sendo lindeiro ao lago, Ramilândia também foi agraciado com este projeto cultural.

O Projeto Viola Lindeira oferece aulas gratuitas de viola caipira  destinado a meninos e meninas na faixa etária de 6 a 17 anos de idade, organizados em oficinas com carga horaria de uma hora de aula semanal, com os instrutores de grande competência e responsabilidade, e no decorrer da semana, é disponibilizado um horário para cada aluno, para reforçar o que aprendeu na aula anterior.

Em Ramilândia as aulas acontecem em dois horários, nas quinta-feiras a noite e nas sextas-feiras de manhã, na sala da Biblioteca Pública Municipal.

Com este trabalho sociocultural o Projeto Viola Lindeira tem por objetivo difundir a rica cultura associada a este instrumento, para que o indivíduo comece a valorizar e tomar gosto por esta arte desde a infância.

Segundo a secretária de educação do município de Ramilândia Valdirene Aparecida Martins, que participa ativamente, recepcionando e interagindo todas as semanas com os alunos e professores de viola, ressalta que: Este projeto da Itaipu em parceria com o Instituto Viola Caipira foi um presente para o nosso município, uma vez que, a maioria das nossas crianças não conheciam ou não teriam a chance de tocar este instrumento de corda,  e hoje, depois de alguns meses de aula, já estão dando show de alegria aos olhos e ouvidos dos familiares e da população que os vê. Certamente esta oficina contribuirá e muito na formação do cidadão e mudança de comportamento- diz ela.

A secretaria de Educação avisa a toda a população, que ainda há vagas disponíveis e que se alguém desejar matricular o filho (a), poderá procurar a Biblioteca Pública no horário comercial. E lembra que, todos as crianças do município que queiram participar, não há necessidade de comprar os instrumentos musicais, pois estes materiais são disponibilizados pelo próprio Projeto. Venham participar e conhecer esta ideia.

Confira as fotos de alunos nas oficinas.