SEMANA DA ÁRVORE

Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio
Publicado em: 26/09/2023 14:03

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro todos os anos e, para reforçar a importância da conscientização em torno do principal símbolo do meio ambiente a Administração Municipal em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente Industria e Comércio, e GMEA Gestores Municipais de Educação Ambiental realizaram diversas ações voltadas a conscientização ambiental e principalmente reflorestamento de árvores nativas, além de abordar o tema da separação de resíduos sólidos. A programação da Semana da Árvore iniciou na última segunda-feira (18), e foi finalizada no último sábado (23) de setembro.

Na segunda-feira (18): Início com a apresentação do Circo Estopim do projeto Trilhando pelo Paraná, onde participaram os alunos do CMEI, Escola Municipal e Colégio Estadual;

Plantio de mudas nativas em área de preservação permanente (APP), na propriedade do Sr. Vilmar Luiz Quadros, uma parceria entre os GMEA, IAT, IDR- Paraná;

Na terça-feira (19): Curso de Manejo e Preparo de Mudas Florestais, ofertado pelo Engenheiro Ambiental Ruan Bocchi, para os alunos do turno da manhã do CAMUCA (Centro de Atendimento Municipal a Crianças e Adolescentes);

Na quarta-feira (20): Entrega do Jogo Para Ficar na Memória Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para a Escola Municipal Arlindo Gouveia, na oportunidade os alunos da Classe Especial já puderam utilizar o jogo na aula lúdica com a Professora Rosângela.

Na quinta-feira (21): Parada Ecológica em frente ao paço municipal realizada pelas Gestoras Municipais de Educação Ambiental, no qual foi realizada uma gincana de separação de resíduos, distribuição de mudas medicinais e nativas doadas pelo Refugio Biológico de Itaipu, e sorteio de brindes doados pelo comércio local para os participantes;

Na sexta-feira (22): Curso de Manejo e Preparo de Mudas Florestais, ofertado pelo Engenheiro Ambiental Ruan Bocchi, para os alunos do turno da tarde do CAMUCA (Centro de Atendimento Municipal a Crianças e Adolescentes);

No sábado (23): Finalizando com a distribuição e plantio de mudas nativas na Comunidade Casa Amarela, uma parceria entre o IAT, GMEA, Secretária de Agricultura e Representantes da Comunidade.

O Dia da Árvore não é um dia festivo, é um dia de consciência e luta pelo fim do desmatamento. Que todos possam perceber a importância das árvores nas nossas vidas e zelar por elas. Feliz Dia da Árvore!

Colaboradores:

-Prefeita em exercício Marcia C. Seefeldt;

-Presidenta da Câmara em exercício Camila Brites;

-Vereadora Ivonete Celoni;

-GMEA: Ana Paula, Gabriely, Márcia e Sandra;

-Representante do IDR-Paraná Flavio Vilela;

-ACAMAR;

-IAT;

-Refúgio Biológico de Itaipu;

-Vitalle Odontologia;

-Odontologia Sued;

-Fazenda Encontro com as Águas;

-Conveniência Montalvão;

-Snacks Burguer;

-Bom Gosto Gelatos.

Assessoria de imprensa, Gabriely N. Ewerling.